A conta de energia é uma das despesas que mais afeta negativamente o EBITDA de qualquer empresa. Como agravante há ainda as flutuações de preços das concessionárias de energia, majorando as tarifas em momentos de alto consumo, através das chamadas "bandeiras tarifárias".
A TALBOT Consultoria Empresarial pode ajudar sua empresa à não apenas atenuar estes custos - ou até gerar receita - graças à Geração Distribuída, como de quebra pode ainda melhorar a pegada de Carbono de sua empresa.
Conforme descrito no site da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), desde 2012 o consumidor brasileiro pode gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada e inclusive fornecer o excedente para a rede de distribuição de sua localidade. Trata-se da micro e da minigeração distribuídas de energia elétrica, inovações que podem aliar economia financeira, consciência socioambiental e autossustentabilidade.
A ANEEL criou ainda um sistema de compensação de energia, onde toda energia gerada e não consumida localmente, é absorvida pela rede da distribuidora, gerando créditos de energia que podem ser utilizados nos próximos 60 meses, seja na mesma unidade em que a energia foi gerada ou outra unidade consumidora do mesmo titular, em diferente localidade.
Estas mudanças fizeram surgir diferentes oportunidades de redução de custos e até geração de receita, e a TALBOT Consultoria Empresarial pode ajudar sua empresa a melhorar seu EBITDA se beneficiando destas mudanças de algumas formas:
Uma forma de geração de receita no mercado livre de energia é através de aluguel de uma área de sua empresa, ampla, contígua e não utilizada - a cobertura de um Centro de Distribuição, por exemplo - para montagem de uma usina de energia fotovoltaica.
A TALBOT Consultoria Empresarial tem parceiros que contam com EPCistas (EPC: Engineering, Procurement, Construction) e fundos de investimento para custear toda a montagem e manutenção da usina, sem que sua empresa precise colocar um centavo no investimento, e desta forma sua empresa passa a gerar caixa de um ativo - como a cobertura do CD - onde antes não havia receita.
Parte ou toda a usina pode ser contratada para alimentação de sua demanda de energia no próprio local ou ainda, para abater por compensação de créditos de energia o consumo de outra localidade de mesmo CNPJ - como no exemplo do CD, a sede administrativa.
A TALBOT Consultoria Empresarial também pode ajudar sua empresa na redução de custos através do assessoramento no Ambiente de Contratação Livre (ACL), segmento do mercado no qual se realizam as operações de compra e venda de energia elétrica, objeto de contratos bilaterais livremente negociados, conforme regras e procedimentos de comercialização específicos.
Temos expertise em assessorar tanto na compra de energia quanto na gestão pós-compra, elaborando estratégias de acordo com os interesses do negócio e perfil de risco de cada cliente. Os contratos de energia são únicos e individualizados - uma boa contratação e gestão de energia significará impacto direto no EBITDA.
Uma terceira forma de melhorar o EBITDA de sua empresa com energia verde é o de investir no mercado de Geração Distribuída, construindo usinas de energia fotovoltaicas e alugando todo ou parte da usina para clientes de baixa tensão comercial.
Com Taxa de Retorno de 20% ao ano, ticket inicial razoável e escalável, e risco de inadimplência mitigado pelo contrato de aluguel e pela posse dos equipamentos em área da SPE, este é de fato um investimento muito atrativo.
A seguir um exemplo de usina fotovoltaica de 1MW no Pará:
Com investimento aproximado de R$ 4 milhões, o contrato de 20 anos indexado pela inflação garante uma taxa de retorno de 20% ao ano, gerando um fluxo de caixa constante e previsível.
Entre em contato para ver como podemos ajudar sua empresa a melhorar seu EBITDA